Os melhores livros de Osho são obras muito acessíveis para qualquer pessoa que trazem ensinamentos importantes que ajudam a despertar a consciência dos indivíduos.
O guia e guru indiano já fez muitas palestras e conseguiu mudar a vida de muitas pessoas. E muitas das suas ideias foram transformadas em excelentes livros.
Osho levou uma vida inteira dedicando-se à sua filosofia de vida e acabou dando origem a um grande movimento nos Estados Unidos.
O que se chama de “legado de Osho” se espalhou rapidamente, chegando inclusive ao Brasil. Na capital paulista existe o espaço “Osho Meditation”.
Amor, liberdade, consciência e celebração são alguns conceitos muito trabalhados. Mas por muitas vezes Osho foi tido como politicamente incorreto por provocar uma série de polêmicas desafiando os poderosos.
Se você tem interesse em conhecer melhor essas ideias, precisa explorar os melhores livros de Osho. Então, para saber quais são eles, continue lendo este texto.
Melhores Livros de Osho em 2024
Quem foi Osho?
Antes de falar sobre quais são os melhores livros de Osho, vamos explicar melhor quem foi ele e o porquê se tornou tão importante.
No final dos anos 50, um professor de filosofia começou a chamar a atenção na universidade indiana de Jabalpur.
O professor era um homem barbudo que usava óculos escuros e gorro na cabeça. As suas aulas estavam sempre cheias de alunos.
Esse era um dos poucos momentos naquela sociedade em que os homens e as mulheres podiam se sentar juntos para fazer grandes debates.
Inclusive, essa era umas das questões mais controversas sobre esse personagem que acabou ficando conhecido como místico espiritualmente incorreto.
Chandra Mohan Jain, que ficou conhecido como Osho, provocava grandes polêmicas por onde passava, sobretudo por atacar as religiões tradicionais.
Mas não foi apenas isso, ele usava a meditação como uma estratégia para alcançar a liberdade. Com isso, conseguiu conquistar muita gente que buscava por um crescimento espiritual.
No entanto, as suas crenças e o que ele pregava alcançaram dimensões muito maiores, passando a ser tidas como uma religião.
Falando sobre a busca pelo divino, rituais, doutrinas e escrituras, ele escreveu dezenas de livros que se tornaram inclusive best sellers mundiais.
Quais são os melhores livros de Osho?
Não há dúvidas de que o material de Osho é muito extenso. Infelizmente, nem todos foram traduzidos para o português.
Apesar disso, existem muitas obras que realmente valem a pena conhecer. Para saber quais são elas, continue lendo os próximos tópicos para conhecer os melhores livros de Osho em 2024.
1. Aprendendo a Silenciar a Mente
Melhor Livro de Osho
- Editora: Editora Sextante; 1ª edição (29 outubro 2002)
- Idioma: português
- Capa comum: 112 páginas
Esse é, sem dúvidas, o melhor livro de Osho, que todas as pessoas que se interessam pelas suas crenças devem ter em casa.
Não é à toa que ele se tornou um best seller absoluto, no qual o autor utiliza uma linguagem acessível e leve para tratar temas relacionados à espiritualidade de maneira geral.
Dessa forma a sua mente será tomada pelas ideias de Osho e a sua maneira de encarar a vida. Esse livro parece um mantra, que vai te ensinar muitas questões.
As informações são dispostas nessa obra de maneira muitas vezes repetitiva, mas essa é apenas uma estratégia para você aprender mais rapidamente.
Assim, ele mostra ao leitor que durante a meditação não se deve pensar em nada, mas sim deixar a mente completamente livre de qualquer coisa, acalmando-a completamente.
Se manter calmo e focar no momento presente é algo que não custa nada e que você pode fazer a qualquer momento para melhorar o seu estado de espírito.
2. Desvendando Mistérios: Chacras, Kundalini, Os Sete Corpos e Outros
Melhor Livro de Perguntas e Respostas para quem Busca Compreender Mistérios
- Editora: Editora Alaúde; 2ª edição (1 agosto 2012)
- Idioma: português
- Capa comum: 288 páginas
Esse é um dos melhores livros de Osho, que tem um formato diferenciado, de perguntas e respostas a respeito de símbolos e conceitos orientais.
Nessa obra o leitor pode conhecer melhor alguns mistérios sobre a cultura oculta, mostrando inclusive qual é a origem do pensamento oriental.
Segundo o próprio autor, com a modernização da sociedade, muitos elos acabaram se perdendo. Agora as pessoas devem buscar o ser sagrado e recuperar a espiritualidade.
Osho coloca nessa obra muitas informações que visam esclarecer a forma como as pessoas pensam, além de contribuir positivamente para a busca do amor, liberdade, paz e saúde.
3. Viva à Sua Própria Maneira
Melhor Livro para o Cenário da Vida Moderna
- Editora: Academia; 1ª edição (22 fevereiro 2018)
- Idioma: Português
- Capa comum: 208 páginas
Osho é autor de uma série de livros, e são tantos os temas retratados por ele que os conhecimentos chegam a ser organizados em séries.
E esse é um dos melhores livros de Osho para os tempos modernos, em que a vida é cada vez mais tumultuada e complicada.
Ao longo da obra, o autor exalta a importância de as pessoas terem um traço de autenticidade, de modo que se possa alcançar a verdadeira felicidade.
A vida cobra um preço alto das pessoas, exigindo muitos sacrifícios e compromissos. No entanto, muitas vezes descobrir as próprias fica de lado, o que leva a grandes frustrações.
Por isso, é fundamental conhecer melhor a si mesmo para levar uma vida mais autêntica, em busca dos seus próprios objetivos.
Mas se você não sabe por onde começar, está na hora de explorar essa leitura incrível e dar os primeiros passos rumo à sua própria felicidade.
4. O Livro do Ego: Liberte-se da Ilusão
Melhor Livro de Osho para quem Busca o Verdadeiro Valor
- Editora: Best Seller; 16ª edição (16 julho 2015)
- Idioma: português
- Capa comum: 320 páginas
Esse é um dos melhores livros de Osho e, nessa obra, o autor se dedica a explorar a busca pelo verdadeiro valor das pessoas.
Mas isso consiste em realizar uma crítica ao materialismo e à futilidade que se vive atualmente.
Para conseguir encontrar o seu verdadeiro propósito, as pessoas precisam pensar com cuidado sobre a própria vida, evitando distrações e ilusões.
Assim, se você está em busca de uma visão ampliada de si mesmo, saindo das convenções, este texto pode ser de grande valia.
O autor traz inclusive uma série de explicações sobre o sentido do “eu”, que é a maior fonte de manifestação do ego de uma pessoa.
Assim, esse é um livro que vai te levar a refletir profundamente sobre as tarefas que possui no mundo como o ser humano que é.
5. Torne-se Quem Você é
Livro Que Referencia Uma das Maiores Obras de Nietzsche
- Editora: Editora Alaúde; 1ª edição (25 outubro 2017)
- Idioma: português
- Capa comum: 272 páginas
Esse é um dos melhores livros de Osho e traz uma temática um pouco diferente, referindo-se a obra “Assim falou Zaratustra”, de Friedrich Nietzsche.
Muitos dos maiores questionamentos de Zaratustra aparecem aqui sob a visão do próprio Osho, fazendo referências usando os seus próprios discursos.
A todo momento Osho leva as pessoas a refletirem e agirem, visando sempre encontrar os seus objetivos e verdadeiro papel no mundo.
Aqui Osho coloca diversos relatos pessoais, que deixam essa obra ainda mais interessante.
6. A Semente de Mostarda
Uma Belíssima Compilação de Palestras de Osho
- Editora: Ícone; 11ª edição (20 junho 2018)
- Idioma: português
- Capa comum: 544 páginas
Esse é um dos melhores livros de Osho e, também, uma obra que se originou a partir de palestras do autor. Esse título foi lançado em 1974, e traz uma série de 21 digressões a respeito do evangelho de Tomé.
Para compor esse livro, Osho chega muito perto dos ensinamentos de Jesus e os seus conceitos. Ele se utiliza de parábolas para compor argumentações complexas sobre temas essenciais para a vida de todas as pessoas.
Não é à toa que essa é uma das obras mais difundidas em todo o mundo, sendo responsável pela divulgação do seu trabalho em diversos locais.
O título é um verdadeiro fenômeno e vale muito a pena incluir ele na sua lista de melhores livros de Osho para ler em breve.
7. O Livro Completo da Meditação: Equilibrando Corpo, Mente e Espírito
Melhor Livro de Osho para quem Deseja Aprender a Meditar
- Editora: Companhia Editora Nacional; 1ª edição (31 outubro 2018)
- Idioma: português
- Capa comum: 272 páginas
A meditação é uma prática muito divulgada em todo o mundo, mas no oriente ela é praticamente sagrada.
Os orientais dão uma enorme importância para essa prática que ajuda a acalmar a mente. No entanto, para os ocidentais isso não é tão simples.
A vida moderna em meio ao sistema capitalista coloca as pessoas em um estado mental extremamente acelerado.
Com tanta tensão e uma enorme quantidade de demandas, parece que há sempre uma voz falando e ordenando algo.
A vida cobra por soluções rápidas o tempo todo, e a mente parece nunca poder descansar. Assim, as pessoas se afastam cada vez mais da essência. E a essência nada mais é que o silêncio absoluto e nada mais.
Para te ajudar na busca por isso, esse livro traz uma série de ensinamentos para te guiar em busca do autoconhecimento e da paz interior.
8. O Livro das Mulheres: Como Entrar em Contato com o Poder Feminino
Melhor Livro de Osho para as Mulheres
- Editora: BestSeller; 13ª edição (7 julho 2014)
- Idioma: Português
- Capa comum: 256 páginas
Ao longo da sua jornada, o guru indiano sempre tratou o tema do sagrado feminino com muita devoção e respeito.
Para ele, o feminino é a força construtora, fonte de vida, amor e criatividade. Por isso, a mulher tem um papel social de grande importância.
Nessa obra, além de demonstrar essa importância, ele também trata uma série de questões que dizem respeito ao público feminino em especial.
Temas como aborto, maternidade e repressão sexual são marcantes nesse que é um dos melhores livros de Osho.
9. Amor, Liberdade e Solitude — Uma Nova Visão Sobre os Relacionamentos
Melhor Livro de Osho Sobre a Relação Entre as Pessoas
- Editora: Cultrix; 2ª edição (25 outubro 2006)
- Idioma: português
- Capa comum: 240 páginas
Esse é mais um entre os melhores livros de Osho. Aqui o autor fala de um tema importantíssimo, que é a relação entre as pessoas.
Nunca em toda a história da humanidade as pessoas estiveram tão sozinhas. Em partes isso acompanha o fenômeno da destruição da família tradicional.
A sociedade moderna leva as pessoas a se afastarem, e Osho trata justamente das questões que estão levando a isso.
No entanto, o autor traz uma visão diferenciada sobre isso, afirmando que essas mudanças são necessárias, e que se pode até celebrá-las.
Não é novidade para ninguém que as moralidades antigas estão muito ultrapassadas, por isso as transformações são oportunidades de mudar isso.
Com algumas provocações necessárias e uma forma atrativa de escrever, Osho consegue se mostrar sábio e divertido.
Assim, ele consegue compreender e falar claramente sobre como são os relacionamentos modernos.
10. Antes Que Você Morra
Um Livro de Osho Repleto de Ensinamentos
- Editora: Madras; 1ª edição (22 outubro 2018)
- Idioma: português
- Capa comum: 240 páginas
Esse pode ser considerado o título que mais chama a atenção entre todos os livros de Osho. Mas ele é muito mais do que isso.
Essa é uma obra que ensina e fala abertamente sobre a morte que acontece em vida e que traz muitas incertezas e tristezas para as pessoas.
Segundo o próprio autor, se deve promover transformações na vida quantas vezes forem necessárias, desde que se alcance a plenitude e felicidade.
Sendo assim, o mais importante não deve ser o medo de morrer, porque essa é uma certeza. Se deve sim ter medo de viver uma vida inteira sem alcançar a plenitude.
Conclusão
Osho dedicou uma vida toda a reflexões sobre os seres humanos e as questões que se relacionam a essa existência.
Todos os seus conhecimentos foram sendo passados por meio dos seus livros, que se espalharam ao redor de todo o planeta.
O autor possui muitas obras, sendo difícil escolher apenas algumas. Mas neste texto você conheceu os melhores livros de Osho e agora já sabe por onde começar.